A pele madura traz novos desafios para as mulheres com mais de 50 anos que gostam de estar com a maquiagem sempre em dia. A convite de Donna, a maquiadora Fernanda Martins, do Rhedco, e a nossa colunista de beleza Taís Andrade, revelam seus truques para valorizar os olhos, a boca e os contornos da pele sem pesar na make.
Bases fluidas são as melhores amigas das peles maduras. E, como explica Taís, quanto mais fina a camada de base, menos chance de marcar as linhas de expressão e mais natural o resultado. Para Fernanda, o truque é optar por uma base leve que cubra bem a pele, mas não pese: a dica é não tentar esconder as linhas de expressão, mas suavizar os traços.
Ressaltar o delineado das sobrancelhas faz diferença na make. Após os 50 anos, as falhas podem aumentar. Fernanda compartilha um truque que funciona muito: preencher com lápis ou sombra próprios para a sobrancelha e dar uma esfumada com a escovinha para suavizar o efeito.
A dica de Fernanda é abrir mão do cintilante, que marca muito a pálpebra, assim como as sombras muito escuras, que podem pesar e fazer os olhos parecerem muito profundos. Então, opte por sombras suaves e de cores neutras.
Para Taís, é preciso evitar a aplicação de lápis e sombra na parte inferior dos olhos: ela recomenda colocar o foco na pálpebra superior.
– Uma sombra marrom esfumada suavemente, com lápis aplicado junto aos cílios superiores, e máscara de cílios garantem um efeito de “descanso” e aquele ar sofisticado e elegante – explica a maquiadora.
Leia mais:
:: Pele madura, oriental, negra e mais: os segredos da make perfeita para celebrar a diversidade
:: Inspiração! Maquiagem usada por Julianne Moore no Oscar é versátil e indicada para mulheres de pele madura
Apostar em tons rosados ou pêssego na maçã do rosto traz leveza para a make. Fernanda destaca que prefere não fazer marcações fortes, apenas um blush nas maçãs do rosto já realçam.
Para uma boca marcante, mas que não chame atenção para linhas de expressão, Fernanda dá a dica: faça o contorno da boca com lápis nude e use um batom em um nude mais escuro.
Se você é do time que dispensa o primer na preparação da pele, pode rever seus conceitos: o produto faz diferença na maquiagem da pele madura. Como explica Fernanda, o primer cria uma camada invisível que ajuda a fixar a maquiagem no rosto, mesmo que as linhas de expressão estejam bem marcadas na pele, além de trazer uniformidade para a make.
Já Taís destaca que, depois do hidratante e do protetor solar, um primer com partículas luminosas ou iluminador cremoso vão garantir aquele efeito de pele iluminada sem marcar as linhas de expressão.
O corretivo também deve ser o mais fluido possível. Confira o passo a passo recomendado por Taís: aplique o corretivo, faça o resto da maquiagem e, quando for finalizar, o truque é esfumar, retirando o excesso e aplicando um pouco de pó translúcido para selar. Para obter o efeito desejado, o pó precisa ser o mais fino possível.
Base Nude Air, da Dior “A base é muito leve, mas com uma boa cobertura”
Booster Anti-Aging, da Beyoung
“O produto funciona como um primer que ameniza as linhas de expressão e melhora a
textura da pele.”
Blush Sheertone Shimmer Sunbasque, da M.A.C
“Realça a maçã do rosto sem pesar na make.”
Iluminador com extrato de pérola, Vult, e Strobe Cream Hydratant Lumineux, da M.A.C
“Garantem efeito de pele luminosa sem marcar as linhas de expressão. Podem ser usados antes da base, como primer, ou depois, com leves batidinhas.”
Base Teint Miracle, da Lancôme
“Tem fórmula com micropigmentos que aumentam a luminosidade e refletem a luz na superfície da pele, dando um aspecto saudável.”
Base Lift Lumière, da Chanel
“É uma base fluida, uniformizante rejuvenescedora. Ilumina a pele, atenua imperfeições e oculta manchas pigmentares.”