Valor: R$ 43,12
(as of Apr 04, 2024 03:23:43 UTC – Details)
Reportagem traça a ascensão da XP, desde o início modesto numa sala de 25 metros quadrados até se tornar uma empresa de dezenas de bilhões de reais
Uma das mais bem-sucedidas histórias de empreendedorismo do Brasil começou com uma demissão. Em 2001, Guilherme Benchimol iniciava sua carreira no mercado financeiro carioca quando perdeu o emprego. Envergonhado, decidiu fugir do Rio de Janeiro: pegou o carro e dirigiu quase 20 horas até Porto Alegre, onde, longe dos principais centros financeiros do país, fundou uma modesta empresa de investimentos, a XP, numa salinha de 25 metros quadrados.
Hoje, a XP vale dezenas de bilhões de reais ― e Guilherme é multibilionário. Maria Luíza Filgueiras acompanhou a XP por nove anos como jornalista e entrevistou dezenas de executivos, incluindo o próprio Guilherme, para narrar os detalhes dessa trajetória de sucesso, também marcada por muitos momentos de dificuldade. Nos primeiros anos, o fundador topava qualquer coisa para evitar a falência. Panfletou nos bairros chiques de Porto Alegre, vendeu o carro para pagar as contas, pediu dinheiro para amigos. Nos anos seguintes, trocou sócios, engordou, emagreceu, quase pifou. Foi tudo, como ele mesmo costuma dizer, “na raça”.
Uma década depois da fundação, a XP deu origem a uma revolução na vida financeira dos brasileiros ao criar sua plataforma aberta de investimentos. Com isso, tirou centenas de milhares de clientes dos bancos e forçou a concorrência a apostar em inovação também ― uma prova de que essa história está longe de chegar ao fim.
Da editora
Fundada em 2001, a XP Investimentos teve um começo modesto e cresceu às margens do mercado financeiro tradicional. Fruto da persistência de seu fundador, Guilherme Benchimol, a empresa demorou muito para se transformar no fenômeno que é hoje.
Tudo começou com um sonho. Com a infância marcada pela separação dos pais, Guilherme teve uma vida dupla durante a adolescência: durante a semana, morava com a mãe em um apartamento de classe média e aos fins de semana jogava tênis com o pai no Jockey Club, um dos redutos da elite carioca. Prestes a tentar o vestibular, Guilherme assistiu a uma palestra de Luiz Cezar Fernandes, do banco Pactual, e decidiu: “Chega de passar perrengue.”
Aos 24 anos, Guilherme foi demitido de seu primeiro emprego no mercado financeiro. Envergonhado, dirigiu por quase 20 horas até a Diferencial, uma corretora de médio porte em Porto Alegre, onde tentaria uma nova chance. Lá, apresentou um projeto e criou um escritório de agentes autônomos. À medida que cresceu, o grupo virou um núcleo de negócios “solto” dentro da corretora e assim nasceu a XP.
Para evitar a iminente falência durante os primeiros anos, foi preciso uma dose de criatividade e sacrifício. Guilherme vendeu o próprio carro, deu aula de investimento em ações, organizou palestras para médicos em hospitais e comprou e vendeu vale-refeição na porta de fábricas. Valia de tudo para manter a XP viva.
Em 2014, a XP captava 500 milhões de reais por mês, em média. Em 2017, esse valor já era de 4 bilhões de reais. Em abril desse mesmo ano, a XP tinha 85 bilhões de reais sob custódia e mais de 400 mil clientes. Foi então que o Itaú e outros bancos perceberam a realidade: estavam diante de uma empresa disruptiva, daquelas que viram um setor inteiro de pernas para o ar.
Maria Luíza Filgueiras acompanhou a XP por nove anos como jornalista de economia, negócios e finanças. Durante os dois anos de entrevistas e preparação de Na raça, entrevistou 62 executivos e somou 107 horas de entrevistas – cerca de 18 horas somente com Benchimol.
Editora : Intrínseca; 1ª edição (26 novembro 2019)
Idioma : Português
Capa comum : 248 páginas
ISBN-10 : 8551006053
ISBN-13 : 978-8551006054
Dimensões : 22.8 x 15.4 x 1.6 cm
Tags:
Na raça: como Guilherme Benchimol criou a XP e iniciou a maior revolução do mercado financeiro brasileiro
Maria Luíza Filgueiras
livros
amazon
baixar
daownload
livros grátis
Livros Amazon
Livros da Amazon
Livros PDF
Na raça: como Guilherme Benchimol criou a XP e iniciou a maior revolução do mercado financeiro brasileiro
Na raça: como Guilherme Benchimol criou a XP e iniciou a maior revolução do mercado financeiro brasileiro PDF